terça-feira, 31 de março de 2009

Exu Pantera Negra




Para mim é uma honra escrever sobre o Senhor Exu Guardião Pantera Negra, ou como o senhor que trabalho gosta de dizer, Exu da Pantera Negra. Pois em nosso centro CEU Reino de Nanã Buruquê, tive contato com ele, e o prazer de trabalharmos juntos desde minha entrada na Umbanda . É dificil encontrar outras casas que saibam da existencia desse Guardião maravilhoso, o qual presta inestimaveis trabalhos. Na nossa casa mãe, a Yalorixá Iolanda Neves, o tem como seu Exu de trabalho, fazendo a frente de sua esquerda, e guardião da terreira CEU Nossa Senhora Santana, isso ha´muito anos....

Em nosso centro Seu Pantera como chamamos , ele é o Guardião( não chefe de tronqueira) de nossa casa, com todos seus assentamentos e firmezas. E muitas vezes chamei a atenção de mediuns, quando Seu Pantera trazia sua falange, e alguns mediuns incorporava um espirito de sua falange, pois saíam dizendo que era um Pantera Negra, onde sempre expliquei que as falanges comandadas por Seu Pantera era enorme, e não necessariamente seria a dele. Pois tempo passa, foram apresentando-se varios Exus, ligado ao Seu Pantera(para nossa alegria). O Exu da Pantera Negra, com o qual tenho o prazer de trabalhar de tempos em tempos, canta alguns refrões de uma lingua antes desconhecida por mim, onde em um livro de Alexandre Cumino, encontrei os significados, e pude confirmar que ele viveu e sua ultima encarnação entre indios Iroqueses na America do Norte . Ele veste roupas diferente de nossos indios brasileiros, onde as peles de animais o vestem.

Sabemos também e de fonte segura, que o Senhor Exu da Pedra Preta( que também temos a benção de tê-lo em nosso terreiro, e só quem o conhece sabe do que falo) é irmão de Seu Pantera e sempre me lembro de um refrão de um ponto assim"...na mata deles ninguem manda, Pantera Negra, Seu Pedra Preta, Exu Cangá vem vencer demanda" , e para minha surpresa encontro o texto o qual transcrevo abaixo com informações valiosíssimas sobre esta tão aguerrida falange.


No rico universo místico da Umbanda, existem entidades pouco conhecidas e estudadas. Com o tempo, é natural que algumas delas sejam esquecidas por nós. Uma delas é Pantera Negra, celebrado por uns como caboclo e por outros como exu.
Seu Pantera era mais conhecido pelos umbandistas de antigamente, quando muitos terreiros eram de chão batido, caboclo falava em dialeto, bradava alto e cuspia no chão.


Nas sessões ele comparecia sempre sério, voz de trovão, abraçando bemapertado o consulente que atendia. Não gostava muito de falatório, queria mesmo é trabalhar.(todos ainda são assim)
O tempo foi passando e raramente o encontramos nos centros, tendas e outros agrupamentos de nossa Umbanda.


Aonde terá Seu Pantera ido?

O falecido Pai Lúcio de Ogum (Lúcio Paneque, de querida memória), versado nos mistérios da esotérica Kimbanda, que se diferencia da popular Quimbanda e está distante da vulgar Magia Negra, dizia que Pantera Negra era chefe de uma Linha de Caboclos que atuam na Esquerda.
Estes caboclos, explicava Pai Lúcio, eram espíritos oriundos de tribos brasileiras muito isoladas e desconhecidas, ou de tribos das ilhas do Caribe, Venezuela, México e mesmo dos Estados Unidos.
Índios fortíssimos, arredios e alguns até brutos, as vezes gostam de marcar seus "cavalos", ordenando que coloquem na orelha uma pequena argola e no braço uma espécie de pulseira de ferro.
Ainda costumam receber suas oferendas em encruzilhadas na mata, na vizinhança de uma grande árvore. Podem ser assentados em potes de barro com ervas especiais, terra de aldeia indígena e outros elementos secretos, que são consagradas por sacerdotes iniciadas nos mistérios destes espíritos. Pai Lúcio ainda dizia, que a maioria dos médiuns destes caboclos são homens.


Os mais conhecidos, além de Pantera Negra, são : Caboclo(Exu) Pantera Vermelha,Caboclo Jibóia, Caboclo Mata de Fogo, Caboclo Águia Valente, Caboclo Corcel Negro e Caboclo do Monte.
Alguns irmãos umbandistas conhecem estes trabalhadores astrais, com o nome de Exus Quimbandeiros.
Pantera Negra aparece como caboclo e exu, mesmo fora da Umbanda. Na região Sul do Brasil, principalmente, o encontramos dentro de um grupo muito especial, chamado de Caboclos Africanos.
Ali ele se manifesta com o nome de Pantera Negro Africano, ao lado de Arranca-Caveira Africano, Arranca-Estrela Africano e Pai Simão Africano,entre outros. A maneira de atuar destes entes é muito parecida com a dos Caboclos Quimbandeiros, sendo confundidos com frequência.
Alguns adeptos e médiuns que trabalham com estas entidades, acreditam que é o mesmo Pantera.
Porém Seu Pantera Negra vai além. Seu culto é encontrado nos Estados Unidos e no Caribe, como tive a oportunidade de conhecer, dentro do Xamanismo Nativo, Santeria Cubana (ou Regla de Ocha) e Palo Monte.
Lembro de David Lopez, um santero de Porto Rico. Quando ele fez dezesseisanos, sua tia, Dona Carita, o levou a uma festa de Orixá e ali ele desmaiou. Aconselhado por um babalawo, David resolveu fazer o santo. Antes da iniciação para seu Orixá, como de costume no Caribe, foi celebrado um ritual em honra aos ancestrais (eguns). Na celebração, incorporou em nosso amigo um espírito de índio bravíssimo... Batia muito no seu magro peito evociferava como se estivesse em uma guerra. Quando foi pedido o seu nome,disse o indígena: sou Pantera Negra!
Vi o mesmo tipo de transe aqui no Brasil, em raros médiuns de Seu Pantera,como o querido irmão Mário (Malê) de Ogum, sacerdote umbandista.
No Haiti ele é conhecido como Papa Agassou (Pai Agassou) e aparece como uma negra pantera e não mais como índio.
A tradição considera que ele veio da África, da região do antigo Dahomé,onde era celebrado como totem e protetor da Casa Real. O primeiro nobre desta linhagem, contam os mais velhos, foi um homem-fera, pois tinha pai pantera e mãe humana.


Agassou é muito temido, pois é profundamente justo e não perdoa os fracos decaráter. Poucos médiuns conseguem suportar a incorporação dele ou de outros espíritos da família das panteras. É necessária muita preparação, firmeza de pensamento e moralidade. Do contrário, e isto realmente acontece, o médium começa a sangrar muito durante a incorporação. É terrível.

Em outras ilhas do Caribe, também encontramos seguidores de Pantera Negra..Alguns o invocam como espírito indígena e outros como uma força africana,meio homem, meio felino.
No Brasil, ouvi as mesmas recomendações de pessoas que cultuam ou trabalham com Pantera Negra. Pai Lúcio me disse, que os aparelhos de Seu Pantera não costumavam beber, falar demais ou serem covardes. Eram disciplinados,verdadeiros guerreiros modernos.
Em certos rituais de Pajelança Cabocla, podemos ouvir o bater incessante domaracá e o chamado do pajé, que canta:
*YAWARA Ê!*
*YAWARA Ê!*
*HEY YAWARA,*
*YAWARA PIXUNA,*
*PIXUNA Ê, YAWARA,*
*YAWARA, YAWARA!*
Yawara Pixuna, quer dizer Pantera Negra. Alguns traduzem como Onça Negra. Ocanto acima, pode ser utilizado para afastar espíritos maléficos, que foge mao ouvir este nome mágico.
Caboclo ou Exu, Pantera ou Onça, brasileiro ou estrangeiro, ele é mais um mistério que Zambi animou. O tempo passa, mas Pantera Negra ainda persiste.


SALVE PANTERA NEGRA!


SALVE VOSSA FORÇA NA MATA !!!



*Edmundo é Teólogo especialista em religiões Afro-Caribenhas,*
*o que é fruto de uma vida dedicada ao estudo superior e livre das religiões.*
*Este conteúdo faz parte do curso que Edmundo
ministra cursos sobre o assunto.

domingo, 29 de março de 2009

Um pouco de EXU MIRIM

Falar sobre Exu Mirim, é muito bom, pois por ser um dos Mistérios de Deus, atuam em nós, espíritos segundo nossos procedimentos. Particularmente vi médiuns tratando os seus manifestadores, quando incorporados, como verdadeiras crianças(por que em suas mentes eles são) , e pude perceber que muitos desconhecem o a função de Exu mirim.

Para começo de conversa, saibam que existe um Trono de Deus, o qual Ele se manifesta, assim como em outros : Oxalá, Oxum , Oxossi e todos outros, Trono esse que por não ter um nome manifestado no plano material, foi chamado de Exu Mirim.
Exu Mirim, é Orixá ? Sim, é Orixá, e como tal, também possui suas linhas de trabalho na Umbanda.
E assim como sabemos que Oxalá manifesta na fé, Oxum no amor, Xangô na justiça, Exu Mirim manifesta o fator Intecionador, entre muitos outros, tais como: regredidor, esburacador, ocultador, complicador, dementador etc..


Quando da fundamentação da Umbanda no seu lado espiritual , “Exu” assumiu a manifestação dos seres que vivem e evoluem a esquerda da dimensão espiritual humana da vida. A dimensão de Exu é a 1ª a nossa esquerda, a dimensão natural onde vivem e evoluem os seres encantados da natureza chamados de “Exus Mirins” é a 7ª a esquerda da dimensão humana. Eles tem em sua aparencia física de troncudos e de baixa estatura, como pigmeus. E como são seres encantados tem sua aparência diferente da nossa. (seria por ser de estatura baixa que o tratam como crianças, ou pelo nome Mirim ???).
Há Exus Mirins negros, brancos, avermelhados, todos com cabelos encaracolados, como o povo africano. E quando começam a i
ncorporar em seus mediuns, pouco a pouco vão assumindo feições humanas e chega a um ponto, que se assemelham aos hobbits do filme "Senhor dos Aneis."
Essa dimensão onde vivem, é regido por uma Divindade que tem inúmeras e importantíssimas funções na criação, ainda que não sejam nada agradáveis de realizar, pois se destina justamente a reprimir os seres que atuem contra a paz e harmonia da vida.
Em seu fator intencionador, para ele o que vale são as intenções, as quais todas passam por seu crivo rigoroso, e o que nós cremos ser certo para ele pode não ser. Logo no Mistérios de Exu Mirim refletem todas as intenções desde mais nobres e elevadas até as mais baixas e viciadas, e como Exu e Pombagira ,ele também é refletor de nossos sentimentos mais ocultos, pois tudo é refletido na sua tela mental, todas a intenções de todas as dimensões da vida. Para Exu Mirim não existe 2 pesos e 2 medidas mas sim as intenções por trás delas, para esse Orixá não existe meio termo. Pois são as intenções, que levam os seres ao mais elevados atos ou as mais terriveis ações.


E como Orixá ele atua de dentro para fora, quando isso se torna impossível, ele atua de fora para dentro, através de suas hierarquias., que são considerados por Ogum como um dos mais rigorosos instrumentos da Lei Maior e Justiça Divina, pois todos viram o rosto para o Alto quando Exu Mirim é ativado contra uma pessoa, família, religião ou nação.
Quando Exu Mirim é ativado pela Lei Maior e Justiça Divina, ou tudo volta ao eixo ou regride a estaca zero.
Na linha dos Orixás , Exu Mirim está em uma ponta e Oxalá na outra, quanto a todos os outros Orixás, incluindo Exu, todos estão entre esse dois extremos, o Tudo (Oxalá) e o Nada (Exu Mirim), Exu Mirim como senhor da inexistência, pois o nada é seu domínio, tudo pode tirar de quem dever. Tudo o que esta vibrando no plano da intenções esta dentro do domínio do Orixá Exu Mirim, e desencadeia automaticamente a reatividade desse Mistério seja ela positiva e estimuladora das boas intenções, seja desestimuladora e paralisadora das más intenções.
Exu Mirim é neutro na sua essência divina, e seu mistério é ativado automaticamente no plano das intenções, antes que se concretizem .

Na Umbanda eles aparecem através da manifestação de seres encantados(nunca encarnaram), que quando incorporam em seus médiuns se apresentam como “Exus Mirins”.Mirim é uma palavra tupi-guarani que significa pequeno, tanto para um objeto e criança como para uma pessoa ou entidade. Todos humanos tem uma ligação com um Exu Mirim, mesmo aqueles que nunca saibam de sua existencia.
A hieraquia de Exus Mirins é vastíssima, e se espalham por todos o 7 planos da vida. E suas linhagens são identificadas por varios fatores, por exemplo:



Exu Mirim Foguinho (fogo), Exu Mirim Pocinha(agua), Exu Mirim Pedrinha(cristais), Exu Mirim Ventaniazinha(ventos), ou seja pelo elementos da natureza. Ou ainda pelo sincretismo dos Orixás, com nomes diminutivos de santos, ou pelo simbolismo da Umbanda:

Exu Mirim 7 Porteirinhas, Covinhas, Cruzeirinhos, Encruzilhadinhas, Garfinhos, Cobrinha, Veludinho, Caveirinha, Morceguinho, Risadinha etc....

Existem relatos de que esses mirins quando incorporados foram mal educados, tiveram comportamentos atípicos de um terreiro de Umbanda, isso por que, seus médiuns extrapolam seus interiores, achando que por serem Mirim, tem que se comportar como crianças, e por ser Exu, tem que ser de forma negativa. Todos os guias espirituais que baixam nos terreiros aprendem no astral, a forma comportamental dentro das linhas, e com Exu Mirim não seria diferente.

Vamos enfatizar algumas coisas:

Eles não são espíritos humanos, eles são encantados da natureza
A irreverência ou má educação comportamental não é típico deles, nem em suas dimensões
São naturalmente irriquietos e curiosos, mas nunca mal educados
Refletem o inconsciente de seus médiuns assim como Exu e Pombagira, logo são nosso refletores naturais
Gostam de beber bebidas mais agradáveis ao paladar de seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não
Gostam de frutas acidas e doces duros e balas ardidas
Prestam inestimáveis trabalhos de auxilio
Não aprovam ser oferendados e invocados em trabalhos de magias negativas
Eles raramente pedem seus assentamentos ou firmezas permanentes e preferem ser oferendados periodicamente da natureza
Realizam trabalhos insubstituíveis

OFERENDA
PARA EXU MIRIM

Toalha ou pano vermelho e preto
Velas bicolores vermelha e preta
Fitas vermelha e preta
Linhas das mesmas cores
Flores Cravos
Pembas verm/preta
Frutas ( manga, limão, laranja, pêra e mamão)
Bebidas (licores, cinzano, pinga com mel)
Comidas ( fígado de boi picado e frito em azeite de dendê, farofas apimentadas)






Trechos retirados do livro Orixá Exu Mirim- Ed.Madras

domingo, 15 de março de 2009

Oferendas Parte II



Como já mencionei as oferendas existem desde tempos imemoraveis, o uso das oferendas tornou-se tão comum que acabou-se perdendo seus fundamentos. O que resulta hoje em muitos mediuns fazerem oferendas, desconhecendo as funções daquilo que oferecem.

Na Umbanda usamos o numero 7, que se refere aos 4 elementos puros(agua,fogo,terra e ar) mais os 3 derivados(mineral,cristal e vegetal). Devemos sempre na oferenda, no ponto de força, formar um desenho geométrico, por exemplo, circulo, quadrado, triângulo etc..., pois um portal se abrirá dentro dos limites de um espaço magico, que é uma oferenda.

Quando colocamos bebidas(águas), sementes ou frutas (vegetal),velas(igneo) etc...esses elementos se ligam com seus lados(dimensões) ativados. Pois na Criação tudo tem um lado natural, um espiritual e um lado divino.

Tudo o que tu colocar em uma oferenda, adquire o poder de irradiar e absorver energias, tornando-se magico.

Na Umbanda nenhum Orixá é oferendado com sacrifício de aves e animais. E se eventualmente uma ave tiver que ser passada para descarregar uma imantação negativa ,ela deve ser solta, após passar no corpo da pessoa , que a descarregará na terra assim que for solta.
Nem para Exu se sacrifica na Umbanda, não que essas oferendas, não tenham seus fundamentos, tem , mas na Umbanda não usamos. Exu rege sobre as espécies inferiores, ou irracionais.

Alguns Exús, as vezes pedem em suas oferendas partes de aves e animais, mas esses devem ser comprados em comércios, pois já foram resfriados, e tiveram suas energias vitais decantadas, lhe restando apenas as propriedades, proteínas, lipidios etc..que são matérias.


Os elementos animais materiais, são poderosos atratores de imantações negativas, originarias de magias terríveis, feitas com sacrifício de todos os tipos de animais.

Vamos ao elementos de oferendas então:

Frutas: são fontes de energia com varias aplicações no plano eterico, cada fruta é uma condensação de energias, que quando manipulado pelos espíritos, torna-se um plasma usado por eles até como reserva energética em suas missões socorristas. Os guias também sofrem desgastes , e as frutas tem muitas utilidades para os guias e os encantados que atuam em nosso favor.

Os guias não precisam de alimento, ou luz de vela, mas esses fornecem reserva energética, pois romã, manga, uva, abacaxi, laranja, maçã e outras, fornecem energias que podem ser armazenadas em "frascos cristalinos" , que depois de armazenadas,basta seus manipuladores acrescentar uma energia mineral que o conteúdo do frasco se transforma em uma fonte irradiante e inesgotável plasma energético, os quais eles usarão para curar espíritos e pessoas que necessitarem.

As velas : são utilizadas como elementos simbólicos, e recebem das Divindades consagradas um fluxo energético, absorvendo energias negativas e irradiando positivas, transportando assim ondas vibratorias de energias ígneas, abrem portais igneos.

Flores e ervas : absorvem energias negativas transmuntando-as, muitas emitem radiações energizadoras, purificadoras, potencializadoras e muitas paralisam magias negativas. Observem um preto-velho com um galho de arruda na mão e uma vela!!!

Cristais e pedras: abrem portais minerais e cristalinos, com múltiplas funções desde as mais simples até as mais complexas.

Bebidas: são concentradores também do elemento vegetal, cana, gengibre, etc...atuam na purificação e limpeza, vibrando nos Misterios da Águas.

Temos que prestar atenção em 2 coisas:
Não colocar nas oferendas elementos que se anulam, por exemplo: cerveja e vinho na mesma oferenda, frutas doces e azedas, se forem colocar não as cortem.

Cada oferenda tem sua função, para cada situação existe um tipo de oferenda, não trate casos complexos da mesma forma que os simples. Situações graves merecem uma oferenda mais elaborada.
Um medium umbandista do norte do Brasil, tem alguns elementos regionais, e o mesmo acontece com os outros locais, o importante é saberem que todos os elementos, quando colocados na oferenda adquirem poderes magísticos e são utilizados pelos Orixas e guias em nosso beneficio.

Eles também se servem dessas energias elementais liberadas magisticamente, para se energizarem e se fortalecerem.

Os dirigentes umbandistas vêm ensinando a seus filhos e devotos, que tomem o máximo de cuidado com o meio ambiente, depositando suas oferendas em folhas vegetais, recolhendo materias como latas, vidros, sacos plásticos; verificando que suas velas estejam bem firmes
para não causarem incêndios.
É cada vez maior o número de terreiros, que criam espaços próprios para a entrega dessas oferendas, organizando uma espécie de jardim com um congá externo.

E que cada um faça suas oferenda segundo seus entendimentos , suas necessidades e orientações, e nunca se esqueçam de fazer suas firmezas antes de sair para oferendar !




Como se usa Oferenda- Parte I



Esse sei que é um assunto controverso, mas não quero aqui falar da ritualistica de cada casa.

Mas me dirigir aqueles que tem uma mente aberta, para compreender que DEUS está acima de qualquer separação religiosa que façamos aqui. Compreendendo as diferentes ritualisticas, como meio de sustentação energetico.

Em muitas religiões temos a pratica da oferenda, cada uma do seu jeito. Também temos aqueles que discordam, os que apóiam e os que nem sabem o que pensam sobre isso.

Mas qual é o objetivo de oferendar a Deus e Suas Deidades ?

Na Umbanda temos essa pratica, e infelizmente nem todos sabem o por que, e nem como funciona. Vou postar aqui meu pensamento e cada um é livre para formular seus conceitos.

Oferendas são atos magísticos-religiosos, e elas podem ter varias finalidades como para agradecer, pedir ajuda, desmanche de magia negativa, propiciatoria, purificadora, de firmeza e assentamentos de forças e poderes espirituais.

As oferendas podem ser simples desde uma vela até a ida em um ponto de força da natureza, onde abriremos um espaço e colocamos elementos afins com as forças e poderes ali que serão evocados.

Mas o que são forças e poderes ?

Forças são espiritos hierarquizados e Poderes são as Divindades de Deus.

Em uma oferenda , temos as forças daquele reino a nossa direita e a nossa esquerda, e os poderes estão assentados no Alto, e quando oferendados ficam de frente para nós, ouvindo e anotando mentalmente nossos pedidos, se forem justos e de nosso merecimento, serão realizados.

Usamos as oferendas de desmagiamento, quando estiver dificil de ser anulados no terreiro, pois existem trabalhos negativos que são faceis de ser cortados e desmanchados, mas existem outros,que quando mexidos, desancadeiam uma reatividade incontrolável, nesses casos, nos dirigimos a um ponto de força.

Na natureza, a força ou o poder evocado cria um campo neutralizador ao redor da magia negativa, envolvendo-a e a isolando de modo que não haja reatividade. Não são poucos o mediuns que na boa vontade de ajudar, acabam desencadeando essas reatividades, piorando a situação e tendo que ir a um ponto de força e realizarem oferendas para descarrego.

Muitos guias espirituais e guias ja tarimbados, recomendam a pessoa ir direto ao ponto de força e ali evocarem a Divindade e as forças espirituais daquele ponto, para que a livre das magias.

E isso é correto, pois a explosão de uma reatividade dentro de um terreiro, pode afetar seus campos protetores de dentro para fora, abrindo buracos, por onde entram espiritos perturbadores.

Nas oferendas de descarrego também nos direcionamos aos pontos de força, pois ali serão livrados desde espiritos desequilibrados até quebrantos. Descarrego não se refere somente o que é projetado contra nós, mas também o vibramos e pensamos em nosso intimo, que pode muitas vezes nos ligar com espiritos perturbados.

Oferenda propiciatoria tem a função de desencadear ações da Divindades e das forças , que gerarão para a pessoa que fizer, a devolução de tudo que foi tirado dela por magias negativas, ou pelo proprio desleixo com sua vida espiritual. Muitas magias são tão fortes, que algumas vezes a pessoa chega a perder até as forças espirituais e naturais que a amparavam, ficando assim a propria sorte, ou sendo inspiradas por aqueles que querem prejudica-la, é o que chamam de "prender entidades". Esssas perdas são terriveis, pois a pessoa será afetada materialmente, emocionalmente e espiritualmente

A oferenda purificadora, tem quase as mesmas funções das citadas, mas se destina a limpeza aurica e energetica. Normalmente se faz nos pontos da natureza, pois eles assim como cemiterios tem vortices especificos para absover as energias negativas geradas por nós, que classificam energias e enviam cada uma para uma dimensão elemental onde serão reincorporadas as correntes eletomagneticas. Elas devem ser feitas sempre que nos sentirmos sobrecarregados.

Oferendas de firmezas são feitas a pedido das entidades(guiass e Orixas) para que possam nos auxiliar a partir dos pontos de força, e quando queremos ter uma força atuando em nosso beneficio. O ato de fazer uma oferenda ritual a um guia espiritual, abre a possibilidade de recorrer a propria hieraquia e as forças da natureza, tanto para auxiliar o medium como para socorrer a pessoas que ele atender.

Segue...

Fonte: Rituais e Assentamentos Umbandistas- Rubens Saraceni

sexta-feira, 6 de março de 2009

Exemplo do Poder da Mente

Encontrei essa materia, e achei muito interessante:


Descoberta supreendente de um cientista japonês revela o poder do pensamentos. A pesquisa serviu de base para o filme “Quem somos nós”.




Por trás dos cristais:

“A delicadeza, bem como a feiúra das fotos dos cristais de água acima, atraíram as pessoas”, diz Masaru Emoto, doutor pela Universidade de Medicina Alternativa, na Índia.

As fotos mostradas nesta reportagem foram tiradas de microcristais de água. Repare que cada uma das imagens tem características próprias.

Algumas são belas e vibrantes, outras feias e deformadas.

Por que isso ocorre? Porque as móleculas da água reagem de diferentes formas sob a influência de pessoas, sons e lugares.

As fotografias mostram, por exemplo, que a água apresenta um belo desenho em um ambiente onde um grupo de pessoas ora. Se alguém expressa raiva na presença de um frasco com o líqüido, logo as moléculas ficam desfiguradas. Difícil acreditar, mas as imagens falam por si. Esse trabalho inovador - e, até por isso, difícil de ser entendido - foi coordenado pelo cientista japonês Massaru Emoto.

A pesquisa ganhou tanta projeção que chegou às telonas, no filme “What the bleep do we are?”, traduzido para o português como “Quem somos nós?”.

O documentário traz explicações de pesquisadores que seguem a linha da física quântica e defendem, por exemplo, que o poder da mente pode alterar até nossa estrutura corporal.

É quase a comprovação científica do que ensina o budismo: o mundo é como cada um o enxerga. Se uma pessoa está triste, é capaz de espalhar sua tristeza ao seu redor. Mas se ela está feliz, o ambiente todo que a cerca sente essa vibração.

Quando os cristais de água foram expostos a uma composição de Mozart apresentaram criativas ramificações e variações de cores. Se com estímulos desse tipo um pequeno frasco já demonstra uma variação gritante nos cristais formados, imagine o que ocorre com a água que compõe 70% do nosso corpo sob as influências, muitas vezes tensas, de nosso dia-a-dia.

Nascido em Yokohama, o cientista japonês iniciou sua pesquisa quando soube que o HADO, espécie de energia relacionada à consciência, o “ki”(energia ja conhecida de muitos), podia ser medido através de um equipamento de ressonância.

Mais tarde, Emoto constatou que congelando a água poderia obter imagens visíveis dos cristais formados no processo. Desta forma, descobriu também que as cristalizações variam de acordo com o local onde são coletadas.

Não foi fácil conseguir as primeiras fotos. Foram necessários dois meses e milhares de rolos de filme para registrar o primeiro cristal nítido e claro. Os resultados estão catalogados no livro As Mensagens da Água, publicado pela Editora Isis.


Hoje, a equipe comandada por Emoto, tem um arquivo com mais de 10 mil fotos. Depois de ver e analisar as imagens, será difícil não tomarmos mais cuidado com a água do nosso corpo.
Reportagem: Cesar Hirasaki


Cristais de Água fotografados pelo Dr. Masaru Emoto, com microscópio específico de alta velocidade.A Água, antes de ser congelada e, posteriormente passar à estrutura cristalina, "ouviu", "recebeu" a música, das Quatro Estações de Vivaldi.


Esse assunto ja não deve ser novo para muitos dos que estão lendo essa matéria, mas gosto quando a ciencia, comprova o que ja sabemos pelas Leis da Espiritualidade. Pois assim muitos dos que ainda não acreditavam na força do pensamento,entenderão a luz da ciencia, como podemos influenciar tudo, no dia a dia.

Nem pensar em pegar um copo de agua de quem está irritado com você!!! hahahaha, brincadeiras a parte, mas achei excelente essas mostras.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Crianças Reikianas


Qualquer pessoa pode ser sintonizada com a energia Reiki, mesmo estando ainda no ventre da sua mãe.

A prática não possui nenhum tipo de contra-indicação, podendo ser utilizado por crianças.

Os desafios de hoje são muitos. Exigências na escola, pouca disponibilidade dos adultos, solidão e muitos apelos externos. A criatividade e o amor são deixados para segundo plano porque não há tempo.

Toda a criança que se torna reikiano, fica ligado à Fonte de Energia Universal e dessa forma a Energia fluirá contribuindo para o aumento das suas capacidades de memória, concentração e criatividade. Ajuda também no seu desenvolvimento e fortalece as defesas do organismo, amenizando os sintomas de doenças cronicas (bronquite, asma, rinite, alergias...) e levando a cura depois de algum tempo.
O mesmo processo acontece quando a criança faz um tratamento com um terapeuta Reiki uma vez por semana trazendo resultados extremamente significativos.Não existe uma idade mínima para se iniciar um tratamento Reiki com crianças.

O Reiki, é uma terapia de energia que tem por objetivo despertar o poder dentro de cada criança, através da passagem da energia vital pelo toque das mãos. Hoje cada vez que um espírito encarna, vem cada vez mais, preparado para sua missão, na busca da libertação.

Por isso vemos cada vez mais crianças especiais, cheias de mediunidade, ou com fortes valores sociais, com seus espíritos voltados contra desigualdades, desde cedo, pois precisamos acelerar nossa vibratoria, e eles estão vindos com missões cada vez mais lindas. E o fato de colocarmos eles em contato com a Fonte Suprema desde cedo, os auxiliará em muito no futuro.

A criança Reikiana aprende desde cedo a lidar com as próprias energias e a manter-se equilibrada diante das situações difíceis do dia-a-dia, a se proteger, e proteger seu espaço.

Quando adolescente, o Reikiano atravessa tal fase de forma bastante equilibrada, sem crises , sem sofrimentos, pois já conhece suas emoções e sabe como fazer para controlá-las.

O que desta forma irá contribuir e muito, nas futuras gerações.
Mas para poderem se aplicarem, meditarem e se conectarem é necessário passar por uma iniciação,direcionada para eles somente, onde em um Workshop, acompanhado dos pais, e que de preferência também sejam reikianos, aprenderão sobre o que é a energia e como utiliza-la em seu beneficio.
Essa iniciação ficará estabelecida para toda a vida.
É necessário que levem caderno, lápis de cor, e de preferência não consumam doces antes da iniciação para evitar a agitação.

Formamos grupos para iniciação com crianças, se interessar, mande e-mail para casadaluzdourada@uol.com.br

segunda-feira, 2 de março de 2009

O Valor da Leitura



Que tipo de pessoas são as que não lêem? Por que ficar sem aprender? É mais fácil perguntar?

Observo pessoas ao meu redor, que não tem o mínimo interesse em ler..preguiça?


A sabedoria contida nos livros espiritualistas, abrem e muito nossa visão, e nos ajudam a nos livrar de "maya" ou seja da ilusão.

Será que não é esse o real motivo de muitos não gostarem de ler?`

Concordo que ter que "abrir a mente" é realmente difícil, ainda mais quando aprendemos, dos pais tal informação, que aprendeu do avô, que aprendeu....e pior....quando aprendemos algo que vai contra aquilo que sempre pensamos ser verdadeiro!!!


Já ouvi assim: " ...não aceito tal informação, porque meu pai, sempre foi dessa religião e as coisas sempre foram assim... e assim eu vou continuar..."...quem já não ouviu isso???


Temos que ter a razão em nossas mentes, e ter a certeza, que somos nós que evoluímos ou regredimos, segundo nossa vontade, pois a vontade do Único Criador de todos nós é que cresçamos, e aumentamos nosso conhecimento sobre nós mesmos e sobre nosso Criador e Seus Desígnios.


O fato de entendermos que Deus, só existe Um, o Criador, desde que o homem foi criado, recebeu vários nomes, e mesmo em nossos dias: Deus, YHVH, OLORUM, OBATALÁ, BRAHMA, ALÁ....e esse mesmo Criador manifesta seu amor através de vários avatares, como Cristo, Buda, Krisnha, e vários outros iluminados, que acabaram se tornando santos, Deidades etc...

Deus Criador na Sua infinita sabedoria, se manifesta através de Seus Tronos, Divindades , Iluminados, Anjos e Guias espirituais, que todos prestam o serviço maior de auxiliar os que aqui estão encarnados, a se libertar de suas ilusões terrenas, e nos estimulam a buscar o Alto cada vez mais, pois só dessa forma, aprenderemos que nossa missão não se resume simplesmente a rotina do dia a dia, casar, comer, viver, se defender, pois como diz uma sábia amiga minha:..".os animais vivem assim..."!


Quando os homens começaram a desfocar a sua crença, houve a má compreensão dos chamados "deuses", pois eles eram apenas as manifestações do Criador, e não deviam ser cultuados exclusivamente, esquecendo-se do Grande Criador de Tudo e todos nós, pois foi Ele, YA , o Senhor da Luz, que criou também a Divindades para o auxiliarem na Sua Criação, a redirecionar os seres humanos novamente para Unidade com o PAI.


Veja os Santos, Os Devas, Os Orixás as Divindades como Co-Criadores, de nosso Grande Criador, pois somente Ele sustenta Tudo o que existe, porque tudo o que existe está Nele, e Dele tudo provem. As Sagradas Divindades devem receber toda nosso respeito e carinho, pois eles estão a serviço do Criador, assim como os mestres espirituais, guias e guardiões.

Uma oferenda, um incenso, uma vela, uma flor...tudo tem energia, e serve como forma de expressar nossa gratidão, os quais, deles são extraídos energias para beneficiar nós próprios.


Não pensem que oferendas ritualisticas são sem valor, pois não são!!! Cada religião tem sua forma de cultuar Deus, e Seus Manifestadores, cada um com sua ritualistica, mesmo que seja um processo orações...é uma ritualistica!!!


Mas como aprenderemos sobre o mundo espiritual, se não procuramos conhecer ? Aceitar dogmas e crenças dos outros ? E o teu coração, o que pensa ?


A verdade tem muitas facetas, e qual tu vais escolher ??? Existe a máxima que nos diz sobre praticar o amor, é um excelente inicio, e o que mais ?

O que Deus espera de cada um, sim, porque cada um tem uma missão só sua, e que não pode ser substituída por ninguém, se não faz hoje, volta e faz.


Como funciona o mundo espiritual ? Como é nosso corpo espiritual ? Porque fazemos oferendas ? O que são exilos no astral ? O que determina se uma pessoa vai para faixas luminosas ou escuras ? Como se dão os resgates ? E vou parar por aí, senão a lista fica enorme.


E essas informações, como responderão se não buscarem pelo conhecimento ? Sabiam vocês, que no astral existem, bibliotecas? Sim, existem ,sim ! Porque o saber é eterno!!!

Tolo é quem se paralisa em sua evolução, por não buscar o Saber, aquele que opta, por ficar como sempre esteve, e se assim está, e continuará assim, do mesmo jeito sem mudança nenhuma em sua vida, em sua espiritualidade.


E que contribuição tu deu para a Evolução de teus irmão ???

Investir em livros, é investir no teu crescimento, e isso pode ser repassado a muitos ao teu redor, pois devemos modificar 1° nosso mundo(família e amigos) para depois fazer algo maior pelos outros.


O querido Jesus Cristo nos diz: " Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará".


Somente o Saber traz a verdadeira libertação...então o que está esperando....???
Abaixo listo alguns livros, que considero verdadeiras pérolas, posso indicar mais depois:
Akhenaton - Roger Bottini
A Historia de um Anjo- Roger Bottini
Biografia de Joana D'Arc - Mark Twain
Templo de Cristais - Rubens Saraceni
Aprendiz Sete - Rubens
Eternamente Isis - Ramy Arany
Codigo de Umbanda - Rubens
Magia de Redenção - Ramatis
Genese Divida de Umbanda - Rubens
Moises - Roger Bottini
Orixa Exu
Orixa PombaGira
Guardião das 7 Cruzes
A Redenção - Rodrigo Queiroz
DEUS, Deuses e Divindades - Alexandre Cumino
Cavaleiro da Estrela Guia- Rubens
Lendas da Criação
e o best seller..(na minha opinião, pois falou ao meu coração, um pouquinho mais que os outros) O Guardião dos 7 Portais do Templo da Deusa Dourada
Quem quiser mais indicações me perguntem.
Leiam, Leiam e Cresçam!!!
Que Deus Pai Criador, e os Sagrados Tronos do Conhecimento e do Saber Vos Abençoem!!!