segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Amado e Divino Pai Oxossi




Coloco abaixo um trecho da Apostila de Doutrinas de nosso Templo, para que possa auxilia-los em seu conhecimento. Falar sobre Oxossi, é falar da Vida, do crescer e do evoluir. Pois sem conhecimento, o que fará o homem???

Boa leitura!!!

Oxossi é caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos pólos da fé quanto do saber religioso.
Olorum conhece a todos os seres e criaturas da criação, e se manifesta no Conhecimento , por intermédio do Orixá Oxossi.

Somos uma criação do “Sopro Divino”, que nos gerou e nos exteriorizou segundo Sua imagem e semelhança , com raciocínio e discernimento, para adquirirmos consciência por meio desse conhecimento e podermos evoluir.

Muitas vezes nos deparamos com um sentimento de vazio interno, e nada consegue preenche-lo , mas quando nos depararmos com uma religião como a Umbanda, completa em si mesmo, e começamos a estuda-la profundamente, abre-se para nós um leque tão grande de conhecimento acerca de toda Criação, que em pouco tempo estaremos incorporados a essa nova realidade e aquele vazio será preenchido.

Mas se usarmos o conhecimento de forma errada, seremos paralisados em nossa evolução, e até que transmutemos o que foi aprendido, e então estaremos liberados pelas Divindades para aprender coisas novas.

Oxo significa caçador, Ossi significa noturno, logo Oxossi é o caçador noturno, é quem caça o conhecimento, que leva as pessoas o saber ordenado e sem desvirtuamento das doutrinas Divinas.

Quando ele atira uma de suas flechas ele não erra o alvo, e traz na ponta delas o conhecimento necessário para não haver estagnação e paralisação mental das pessoas.
Ele irradia 2 linhas de ação: uma estimula o ser a buscar o saber e a outra, a usar o que já se sabe em beneficio de outros.

Quanto mais aprendermos sobre as coisas da Fé, mais respeito teremos e mais fé mostraremos, e com o tempo ela estará cristalizada pelo conhecimento racional sobre a própria origem Divina e passaremos a encontrar Deus em nós mesmos e em toda a Criação Dele.

Oxossi esta nos 7 Sentidos, na Fé, no Amor, na Justiça, na Lei e na Ordem, na Evolução e na Geração.

Ele tem o grau de Guardião dos Mistérios da Natureza, sua essência é o vegetal, e suas energias são curadores desde o físico até o mental, pois ele é Guardião dos segredos medicinais das folhas.

As linhas de trabalhos de Pai Oxossi são formadas por nossos amados caboclos e caboclas, eles são doutrinadores em todos os campos, a linha de Caboclos Pena Verde, simbolizados pela Pena, que significa o saber, são doutrinadores do conhecimento, expansores e curadores, são assim como outros caboclos que formam a linha pura de Oxossi , por exemplo Caboclo das Matas, é linha pura Oxossi e Obá, estimuladores da busca do saber, da evolução pelo conhecimento consciente, magos excelsos na manipulação vegetal, na busca da cura para os mais diversos males. São caboclos doceis, pacientes e sempre nos estimulam a buscar o Alto, através do conhecimento, principalmente de nós mesmos.

Na Umbanda, eles representam a jovialidade, a força, a juventude, o período mais longo de nossas vidas, onde adquirimos o senso de responsabilidade, formação sólida de caráter e onde toda a nossa inteligência e conhecimento transmutam-se em sabedoria. São espíritos que se apresentam de forma séria, exímios trabalhadores nas demandas, curas e limpezas etéreas, muitos caboclos apresentam-se como verdadeiros conselheiros, amigos, sempre dispostos a fornecer uma palavra de coragem e ânimo, outros caboclos já não são muito de consultas, atuam mais no desmanche de feitiços e outras cargas deletérias que absorvemos direta ou indiretamente do astral.
A mata é em si mesmo, a extensão de Oxossi, ali podemos ver ervas, plantas, uma enorme variação da Fauna e Flora, quanto conhecimento existe ali !!! Há olhos que conseguem ver o exterior e o interior do conhecimento que este ponto de força revela.
As energias circulantes na Mata, são energizadoras e equilibradoras do nosso mental, por isso nos sentimos tão bem neste reino sagrado !

Simbolicamente representamos Oxóssi com sete setas, que são as sete buscas contínuas do ser. Oxóssi expande, irradia e impele os seres.


Oferendas:

Velas brancas e verdes, fitas e linhas nas mesmas cores,


Pemba verde

Frutas todas

Comidas: moranga cozida, milho verde em espiga cozido com lascas de côco, maçã cozida e regadas com mel, doces cristalizados, flores do campo.
Vinho tinto ,licor de caju, suco de frutas
Fubá para fechar as oferendas.

Incenso: guiné, flores do campo

Verbos: racionalizador, expansor, afinador, afolhador,apontador,habilitador, etc....


Saudação : Okê aro Oxossi ( dê seu brado Caçador)