sábado, 11 de abril de 2009

Mãe Nanã Buruquê


Já se sabe que a Divina Mãe Nanã Buruquê, é uma Divindade bi-elemental, terra-agua, que é decantadora, transmutadora, que é sincretizada com Santa Ana, que sua cor é lilás.

E o que mais ?

Sabemos que é uma Orixá temidissíma, mas sei também que é muito amorosa e rigorosa, pois em nosso centro, ela é a Orixá sustentadora de nossa terreira, CEU.Reino de Nana Buruquê . Mas sua paciência e seu carinho, a torna muito atratora , muito respeitada e amada por todos que se deixam ser tocados por seu amor. Tenho uma frase que costumo dizer, quando consulentes vem com sorrisos nos lábios, contando as bênçãos que recebem dela: “ Tem coisas, que só Nanã, faz por você !”

E isso é verdade, cada Orixá tem suas funções especificas na criação de Olorun, e o que Nanã faz, só ela faz e pode fazer, pois ela é uma manifestação do Criador, exteriorizada por Ele, para fazer o que Ele a designou.
Pouco se sabe sobre essa Mãe Sagrada, pois ela tem os Mistérios mais fechados.

Ela é muito associada a Oxum, por ser oferendada em lagos ou mangues, mas a Mamãe Oxum é um Trono do Amor, e Nana da Evolução! Juntamente com Pai Obaluaie, esse dois Orixás são curadores e devem ser evocados para curar doenças, sua vibração curadora no corpo humano, fixa-se na linfa, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro.

Mãe Nana rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres, que se emocionado, sofre atuação, aquietando-se e chegando até ter suas evoluções paralisadas. Como Orixá , sua manifestação é pelos movimentos lentos e cadenciados, pois traz em si uma energia e magnetismo muito forte. Nana é uma Guardiã que tem seu ponto de força natural, nos lagos, mangues, rios caudalosos , nos deltas e estuários dos rios. Seu campo de ação esta localizado nos lagos; tudo ali traz calma e uma tranquilidade que não é encontrada em outros pontos de força da Natureza.
Os santuários naturais, pontos de força regidos por Nana(os lagos) tem seu próprio campo magnético absorvente poderosíssimo, que varia de 7 a 77 metros a partir das margens. Quando Nana vibra a esquerda, no seu lado negativo, é guardiã do ponto de força de águas estagnadas. A ação dessas águas, pode tirar todo equilíbrio do corpo, tanto espiritual como no corpo físico, pois atuam através dos líquidos do corpo.
Sua atuação nos delta, locais em que rios são absorvidos pelo mar, ela se torna Guardiã absorvendo energias negativas, tanto as que são trazidas pelas correntes magnéticas ao redor da litosfera, quanto as criadas pelas mentes humanas.

Outra de muitas funções da amada mãe Nanã, é ela que envolve o espírito que irá reencarnar em uma irradiação única, que dilui todos os acúmulos energéticos, assim como adormece sua memória, preparando-o para uma nova vida na carne, onde não se lembrará de nada do que já vivenciou. É por isso que Nanã é associada à senilidade, à velhice, que é quando a pessoa começa a se esquecer de muitas coisas que vivenciou na sua vida carnal. Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a "memória" dos seres. E, se Oxóssi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda uma encarnação.

Saibam que Nana é o único Orixá que tem domínio total sobre o Tempo(cronológico), tanto fazendo girar para frente, como para trás, ou seja evoluir ou regredir, conta uma lenda que antes do tempo existir, Olorun , gerou o Tempo em Nana, fazendo surgir Logunã, o Orixá feminino que gera em si e de si o fator Temporizador( axé do Tempo) por isso se diz que Logunã é filha de Nanã.

Nanã é a Senhora das Eras e do Saber e mãe de Logunã Senhora do Tempo(cronológico).

Em um terreiro onde tenha assentamento de Nana, sempre deve haver uma vaso ou jarro, bojudo com gargalo estreito(uma moringa) cheio de água e no fundo, deve ser colocado um pouco de areia colhida no leito de um rio ou lago.
Deve-se colocar folhas de hortelã dentro da moringa e sempre trocar a água ( a cada 7, 14 ou 21 dias) Essa moringa deve ser coberta com um pano florido ou branco. A água da moringa só deve ser jogada fora se for derramada diretamente sobre a terra, ou no rio e lago.

Na Umbanda quem manifesta a linha de Nana, são as amadas Pretas Velhas e as Caboclas da Água, na irradiação de Nana. As sereias são regidas por Iemanjá, Oxum e Nana : as Ondinas ou antigas sereias, são mais velhas e regidas por Nana.
As encantadas elementais aquáticas por Oxum e as Sereias Verdadeiras são seres naturais regidas por Iemanjá.

Um banho na melhor força de Nana, deve conter folhas de hortelã e pétalas de crisântemos roxos com uma colherinha de açúcar.

Não há trabalhos feitos com Eguns, que não sejam cortados na força de Nana no tempo .

Nana gera muitos fatores(axés) entre eles: umidificador, divisor e delimitador, saibam que ela é o Orixá responsável por dividir a criação em faixas vibratórias e por delimitar dentro delas as dimensões, os reinos e domínios de tudo e todos, inclusive o campo de ação dos outros Orixás.

OFERENDA:
Toalhas ou panos lilás ou floridos
Vela lilás e prata
Fitas e pembas lilás
Flores do Campo, lírios e crisântemos, violeta, azaléia, hortênsia
Frutas( uva, melão,manga, mamão, maracujá doce, framboesa, amora e figos)
Bebidas( champagne rose, vinho tinto suave, licor de amora ou framboesa)

Água de Nana para lavagem de cabeça:

Água de rio ou lago com crisântemos e guiné, macerados e curtidos por 72 horas


Pedra: Rubelita, ametista
Irradiação: Evolução
Saudação: Salubá Nanã!
Ponto de Força: Lagoa e Mangues

Salve Minha Amada Mãe e Senhora do Saber e da Evolução,


Salubá Nana Buruquê !

Nenhum comentário:

Postar um comentário