sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sobre Ciganos....


Transcrevo uma parte da Apostila de nosso Templo, se copiarem..citem!!!

São entidades que há pouco tempo ganharam força dentro do ritual de umbanda. Erroneamente no começo eram confundidos com entidades espirituais que vinham na linha dos Exus, tal confusão se dava pela apresentação de algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas ou como Cigana do Cruzeiro ou coisa desse tipo. Hoje o culto está mais difundido e se sabe e se conhece mais coisas sobre o povo cigano.
Estão na Umbanda por uma necessidade lógica de trabalho e caridade. Encontraram na Umbanda o toque dos atabaques e passaram a se identificar com os toques e com os pontos a eles cantados.
Daremos algumas explicações sobre quem são os espíritos ciganos que militam na Umbanda, somente atentando para o fato de não confundirmos ciganos encarnados, com Espíritos Ciganos da corrente da Umbanda.

A Legião dos Ciganos pertence ao Quaternário Mítico Humanista ( Baiano, Boiadeiro, Marinheiro e Ciganos), e representa a liberdade que nos faz seres viventes, firmes nos propósitos do dia-a-dia, sem interferências para que possamos usar bem o livre-arbítrio. Diferente de outros povos, guardiões de mistérios que foram perseguidos, o povo cigano na inicio não era nômade, e seu conhecimento não foi ainda trazido para o plano material nem na metade do que é.
Por isso esta amparado pelo Astral Superior da Umbanda, para trazer a Luz de todos os conhecimentos magísticos sagrados a que se reporta.

Uma de suas tarefas era o desapego a matéria humana(nômade), mas sem deixar de contemplar as belezas dos elementos Divinos (Cristal, mineral , vegetal, ígneo, eólico,telúrico e aquático ) . Bem como também serem nômades pela sua própria natureza, pelas suas andanças, o povo Cigano adquiriram todo um conhecimento e potencial magistico e sagrado, guardado as 7 chaves, e hoje como espíritos fazem seus esforços para trazer essa Magia Divina a todos.

São nômades no Astral também, pois apesar de terem o amparo da Umbanda para suas práticas de caridade e amor, não pertencem a ela somente, atuando em diversas ordens religiosas se apresentam também em rituais Kardecistas e em outros rituais do tipo mesa branca, entre outras.

Os ciganos são amparados pelas Forças da Lei ( Ogum,Iansã ) tendo sua padroeira , a Senhora do fogo, Santa Sara Kali( Egunita) e são regidos pelo Tempo (Oiá), sendo que cada cigano particularmente tem suas ligações individuais com outras linha de Umbanda(Orixás).
Ainda encontramos a ligação Cigana, nos cultos de Catimbó, com o Mestre João Cigano.
Tem em Santa Sara de Kali as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais. São comemorados no dia 24 de maio, dia de Santa Sara.
Santa Sara Kali
Sara é um referencial de fé e de amor. É uma mensageira de Jesus Cristo. É um farol de luz para aqueles que estão perdidos. É o perfume que segue os ciganos na liberdade das estradas. É a Padroeira dos ciganos nos quatro cantos do mundo.
O Santuário de Santa Sara Kali está localizado na Igreja de Notre Dame de La Mer, cidade provençal de Saint-Marie-de-La-Mer, no sul da França. Todos os anos, ciganos do mundo inteiro peregrinam às margens do mar Mediterrâneo para louvar Santa Sara, nos dias 24 e 25 de maio.
Existem várias versões com as lendas de Santa Sara Kali. Entre os anos 44 e 45, por causa das perseguições cristãs, pela ira do Rei Herodes Agripa, alguns discípulos de Jesus Cristo foram colocados em embarcações, entregues à própria sorte. Em uma dessas embarcações estavam Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino que, junto com Sara uma cigana escrava, foram atirados ao mar. Milagrosamente a barca, sem rumo, atravessou o oceano e aportou em Petit-Rhône, hoje Saint-Marie-de-La-Mer, na França.

Segundo a lenda, as três Marias, em desespero em alto mar, sem esperanças de sobreviver, choravam e rezavam o tempo todo. Sara, ao ver o sofrimento das amigas, retirou o diklô (lenço) da cabeça e chamou por Kristesko (Jesus Cristo), fazendo um juramento ao Mestre, no qual Sara tinha fervorosa fé. A cigana prometeu que, se todos se salvassem, ela seria escrava do Senhor e jamais andaria com a cabeça descoberta, em sinal de respeito.

O diklô é um simbolismo forte entre os ciganos. Significa a aliança da mulher casada em sinal de respeito e fidelidade. Santa Sara protege as mulheres que querem ser mães e sente dificuldades em engravidar. Protege, também, os partos difíceis. Basta ter fé na sua energia., pois ela assim como os ciganos atuam em todos setores de nossas vidas.

Em suas manifestações são alegres, descontraídos e trabalham em Templos, onde encontraram afinidades com seus filhos, onde já tiveram, muitas vezes contato em outras vidas, pelo fato de trazerem em si a Magia Planetária, que não pode ser ensinada e praticada por incautos.

O campo de ação deles, é todo aquele que o coração permitir, portanto o AMOR é uma de suas chaves, assim como outras.

Muitos são magos, curandeiros e são portadores de magias naturais da cura. Gostam de usar vestes coloridas, cantar, dançar, que segundo eles, são maneiras de exteriorizar suas felicidades.

Na incorporação de um espírito cigano não existe a necessidade de se comunicar em sua língua terrena e também de trajar-se como tal.
Lembre-se que esses espíritos não têm essa vaidade, pois esperam a tanto tempo a oportunidade de trabalho, e encontraram na Umbanda uma maneira de cumprir sua parte dentro da caridade e trilhar conosco um caminho de evolução, em direção ao Pai.

Utilizam-se dos Oráculos, ( a mediunidade já é um oráculo), para trabalharem, também usam, ervas, cristais, punhais, espadas, adagas, caldeirão, fitas, lenços, águas, incensos, essências, velas, elementos simbólicos, etc... .

O mais interessante é que no trabalho prático desta linha está a força prosperadora. Eles atuam muito na questão financeira e profissional, orbitando um tanto nas questões amorosas.


OFERENDA AO POVO CIGANO:

Velas coloridas
Fitas coloridas
Pulseira com moedas
Adagas (se solicitadas)
Baralhos(se solicitado)
Frutas todas (dependerá do cigano)
Ervas
Grãos variados
Mel
Incensos
Perfumes
Vinhos, licores, champagnhes....

E o principal : um coração puro!
Ori, ori, ori ô...Optcha...!
Trechos extraidos livro: Oraculos usados pelo povo Cigano

2 comentários:

  1. Adorei o texto, vivendo e aprendendo, linda energia tem o povo cigano.Beijos!

    ResponderExcluir
  2. amei o texto dinda , aprender com você é muito bom ! muito lindo o povo cigano , salve ! / Carol

    ResponderExcluir