segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Exus Guardiões - Os amo muito!!!



Falar sobre Exu, é maravilhoso, ainda mais quando se tem um Guardião como o meu, que me ensina as coisas, sempre, respeitando minhas limitações! Exu é um bem Divino na minha opnião, assim como PombaGira, tão Amados!!!

Alguns são charmosos, outros mais serios, mas suas risadas são sempre maravilhosas, ainda que riam de nossas bobagens, medos e fraquezas.
No final desta postagem, coloquei uma narrativa lindissima, sobre a importancia de Exu, em nossas vidas, em nossa casa em nossos terreiros.

Exu é vigor, vitalidade, por isso quando incorporamos com Exu, nos sentimos bem e revigorados, felizes. O Orixá Exu é o misterio, o elemento magico universal, que vitaliza e ativa os seres em todo sentidos da vida. Mas vigor, sem estimulo...não dá, e o inverso também é verdade. Exu e PombaGira são indispensaveis uns aos outros.Exu se complementa com a qualidade de PombaGira-e vice-versa.Exu tanto irradia e gera o fator vigor como o retira e absorve, atuando como paralisador, ou esgotador de carmas.

Eles nao são demonios ou qualquer coisa do tipo, e sim Guardiões da Luz no ponto de força das trevas. Assim como muitas PombaGiras, alguns optaram por naõ acender ,e serem mais uteis nas zonas negativas.

O baixo astral é alimentado pelas más atitudes, maus pensamentos dos encarnados e desencarnados, como sentimentos negativos, raiva, vingança, ódio. Cada mal praticado leva o ser mais para baixo, provocando mais revoltas. Alguns chegam a cair tanto que perdem a forma humana.

Os Amados Exus executam a Lei e o carma nas trevas, sob a determinação de Ogum, esgotando os vicios humanos de maneira intensiva, as vezes com tratamento de choque...

A vitalidade de Exu age principalmente no mental, atuando no seu reequilibrio, fortalecendo seus corpos e campos vibratorios, estimulando a pessoa a evoluir a andar. Rege também sobre a sexualidade dos seres, ligado em especial a sexulidade masculina.
Embora aparentemente seja punidor, na verdade ele atua como agente esgotador de negativismos ou criador de estímulos que ativam o emocional humano, induzindo o ser a mover-se em busca do "alto". É regido pelo mistério "Trono Neutro", que não é bom nem mau, e responde segundo é invocado. Através do seu fator vitalizador, ele tanto vitaliza como desvitaliza os mistérios dos orixás: amor, conhecimento, religiosidade, geração, equilíbrio, ordem e evolução.
Exu é um elemento magico, neutro, e não se auto ativa, qualquer pessoa pode recorrer a Exu.Se alguem estiver sendo atuado por Exu, é por que alguem o ativou, se foi algum desafeto, a pessoa poderá recorrer a um medium para quebrar essa atuação.

Mas se foi a Lei Maior..., então a pessoa atuada, só desativará essa atuação, se ela fizer uma reforma íntima, por meio de uma transformação, com mudanças de atitudes, conceitos, principio, ou reparação de erros, etc.. .
Tanto quem ativou, quanto quem solicitou a ativação, sofre um choque de retorno, que volta com a força reativa da Lei Maior, ja com aspectos punitivos e executore de pessoas, que dão mau uso aos elementos magicos universais, a disposição de tods pela Lei Maior.
O grau de Exu não é maior nem menor aos outro misterios da Criação, ele é um Misterio de Deus para a Sua Criação.

Os Exus, enquanto Linha de Esquerda na Umbanda, incorporam em seus médiuns e dão consultas gratuitas, aconselhando, orientando, defendendo, ajudando a superar suas dificuldades materiais ou espirituais, familiares, profissionais etc., mas, sempre a partir de sua visão cósmica das situações, de seu senso e de seu entendimento pessoal de como deve proceder para atender a quem o solicitou.
Os Exus que incorporam estão aprendendo a usar os instrumentos colocados à sua disposição e vão se aperfeiçoando e acelerando sua evolução. Eles tomam a defesa de seus médiuns quando algo ou alguém os está prejudicando.Exu é o mais humano dos mistérios de Umbanda, porque reflete em si a natureza emotiva do seu médium, no qual ele se manifesta e incorpora.

Exu é de natureza dual-intuitiva e emotiva, uma é movida por suas necessidades, outra por seus interesses, ora está voltado para suas necessidades, ora para necessidades alheias.
Exu é o mais humano dos mistérios de Umbanda, porque reflete em si a natureza emotiva do seu médium, no qual ele se manifesta e incorpora.

Abaixo um trecho do jornal TEPJAB, exemplificando o Trabalho de Exú:


Estou num canto do terreiro observando os trabalhos. Os médiuns já estão em posição, velas foram firmadas, todos já bateram cabeça.

Os pontos invadem o salão.
Na assistência pessoas que frequentam a casa com assiduidade e outras pisam pela primeira vez. Sinto que algumas estão visivelmente emocionadas, seus protetores estão ali. Outras estão suando frio, passam mal, estão agoniadas, afoitas para sairem dali.
Espíritos trevosos estão atuando sobre elas, querem sair dali o mais breve, possível, pois temem serem descobertos. Certamente serão afastados e não poderão perturbar aquelas pessoas.

A Mãe de Santo vibra com intensidade, na corrente um médium balança a cabeça, parece que vai cair. Percebo que seu caboclo está por perto.
O médium ainda é novo, não está totalmente integrado com seu guia, mas com paciência e amor, em breve estará incorporando seu caboclo.
Na corrente, muitos estão incorporados.
O caboclo chefe, toma a Mãe de Santo, com faz há décadas e brados de guerra são ouvidos.
Na medida em que os irmãos da mata chegam, trazem forte energia para todos. Unidos numa só força, eles, através dos passes, retiram da assistência os eguns e kiumbas, limpam as pessoas estão perturbadas, e transmitem força e esperança. As pessoas que antes choravam, agora sorriem aliviadas. Dores são aplacadas. Vejo que muitas daquelas pessoas em breve, estarão também recebendo os seus guias.
Embora esteja acostumado a ver essas cenas, sempre me emociono.
Daqui do meu canto, serenamente acompanho os trabalhos.
Repentinamente uma jovem da assistência, põe-se a vociferar. Sua voz antes melodiosa e serena, torn-se grave e arrogante. Ela tenta agredir os fiscais da casa, que habilmente a conduzem para dentro do terreiro.
Sem dúvida o kiumba que a acompanha é muito perigoso.
Os caboclos estão alertas, nem bem cruza a porteira, o kiumba grita, xinga, tenta machucar a pobre moça, diante da mãe desesperada que se encontra na assistência.
Os caboclos abrem a roda, os atabaques soam mais alto. O caboclo chefe se adianta sobre ele, forte energia circula sobre o corpo da jovem moça. O caboclo não quer que ela se machuque, ele vibra sua maracá e o caboclo da menina pela primeira vez aproxima-se da filha com força.

Chegou minha hora, me aproximo calmamente. O kiumba evita meu olhar, se desespera. Sorrio e caminho em sua direção, preparo minhas armas. Ele grita, esbraveja.
O caboclo pede meu apoio. Não me faço de rogado, para desepero do kiumba, de um salto estou com minha espada em sua garganta.
Domino-o com facilidade. Chamo outros que o amarram e o levam para seu devido lugar. Outros kiumbas menores que o acompanhavam, também são capturados e receberão seus castigos.
A moça acorda leve e felíz. Os caboclos terminam o descarrego, agradecem meu auxílio.

Eu volto para o meu canto, ali na cafua observo o fim dos trabalhos.

Minhas velas, meus charutos, meu marafo estão firmados.

Os trabalhos terminam, todos se vão felizes.

E eu, na porteira, estou de sentinela...


LAROIÊ EXU!!!
EXÚ OMOJUBA
trechos extraidos do livro Manual Doutrinario, Ritualistico Umabandista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário