sábado, 21 de fevereiro de 2009

Eu Amo Orixa PombaGira


Quando conversei com minha PombaGira Rainha das 7 Encruzilhdas, sobre o que poderiamos postar, ela me disse:
"Deixe que te ajudo, temos que falar que não nos confundam com Kiumbas, nao somos prostitutas, e comentemos sobre alguns mediuns".
Meu Guardião também se manifestou:
"Se vai falar delas, também vai ter que falar sobre Exu...hahahaha".
Bom...1º as damas.. Aliás escolhi essa foto, por me lembrar muito minha Guardiã....

Elas são encantadoras, alegres, extremamente femininas, charmosas....mas por tras dessa aparencia, existe uma Guardiã Implacavel da Lei Maior.

Pombagira , é um agente Misterio de Deus colocado a disposição dos Orixas(onde ela também é uma Orixa), para atuar como elemento mágico carmico, nos limites estabelecidos da Lei Maior.
Pombagira gera, entre seus muitos fatores, o Estimulador, ela é a propria iniciativa em si, sendo fundamental em nossas vidas. Junto com Exu eles, criam as condições para que os terreiros de Umbanda, possam auxiliar os que lá vão em busca de socorro.
O desejo só existe por que Deus quis assim, e pensa complemente errado, quem pensa em "desejo", como sendo apenas sexo.
Os nossos desejos vão muito além disso, não é verdade???Desejamos comer, viver, crescer, evoluir na fé, no amor, no conhecimento, etc....Mas e de onde vem essa ideia de que Pombagira só lida com a sexualidade???
Ela atua na sexualidade sim...mas na função de frear, bloquear impulsos sexuais femininos, proximos ao instintivismo, ou seja, aquilo que já passou do normal, como luxurias e volupias.
Elas são esgotadoras de negativismos ou criadores de vontades que atuam no emocional humano, induzindo os seres a se mover em busca do "Alto".
São regidas pelo trono Neutro, que não é bom nem mau, responde ao que é invocado.Outra causa, também é por elas lidarem com os sentimentos internos de todos nós, as frustrações no amor etc.... Quando incorporadas de suas médiuns dão consultas gratuitas, orientando, defendendo e ajudando a superar as dificuldades sejam elas as que forem.
As pombagiras que incorporam estão em aperfeiçoamento e evolução e são ferrenhas em proteger suas mediuns quando alguém a está prejudicando. Elas são protetoras das mulheres, e sempre procuram auxiliar suas médiuns no caminho amoroso e em toda sua vida, mas nunca irão tolir o livre arbitrio delas. Como ja ouvi muitas besteiras...
Elas também descarregam as pessoas com o acumulo de energia sexual instintiva.É um privilegio e uma benção, termos elas em nossas vidas. Muitas vezes por ignorancia, pessoas as tacham dos piores nomes...mas é assim mesmo...pessoas que não são realizadas, tendem a ridicularizar aquelas que são.
Também devemos falar sobre médiuns, que quando incorporadas com suas Guardiãs, extrapolam seus interiores. Para não falar demais.....

Pombagira é um bem Divino, e como tal deve ser tratada, pense bem.....nós estamos aqui...trilhando nossa caminhada...elas estão do lado de lá...já graduadas, coroadas e com funções na Criação de Deus....quem é que merece mais respeito??? Fico triste e envergonhada, quando ouço falar ,que fulano xingou e gritou com a Pombagira, ou o Exu tal....quem pensa que essa pessoa para fazer isso ???
Grandes Magos e Magas de eram distantes, foram chamados para atuar junto aos encarnados, principalmente na Umbanda. O fato é que eles dominam com excelencia a magia e por isso foram denominados Guardiões, sem comentar suas outras atribuições. Eles atuam com intensidade nas esferas negativas e positivas, muitos optaram por não atuar nas esferas positivas(mesmo já podendo ascencionar) para serem mais atuantes no lado negativo, onde somente os grandes Magos conseguem.
Eles se tornaram Intrumentos de Deus, abdicaram do seu livre-arbitrio em favor da Lei e da Vida, pois assim servem melhor a humanidade. Assim ocuparam seus postos junto aos pontos de forças dos Orixás, assumindo assim sua natureza cosmica e formaram as linhas de esquerda.
Hoje temos na Umbanda milhares de falanges, todas elas compostas por milhares de espiritos femininos graduados para agirem como Guardiãs.Ex: Rainha das 7 Ecruzilhadas, Maria Padilha, Maria Mulambo, Rosa Caveira, Rosa do Lodo, Rosa Vermelha, Cigana, Dama da Noite, Maria Quiteria, 7 Saias, da Praia, PG da Lua e assim vai...
Não podemos confundir essas Divinas senhoras com, espiritos que ainda calgam suas evoluções e, infelizmente sofrem por aceitarem pedidos mesquinhos e prejudiciais, feitos por pessoas egoistas, contra seus semelhantes. Mas Deus a todos socorre, é apenas questão de tempo.
As Pombagiras atendem nossos pedidos desde que sejam feitos com verdade, e desde que haja nosso merecimento. Por isso prestem muita atenção quando forem pedir algo a elas, pois se for algo escuso, que venha a se realizar, o prejuizo causado a outros, com CERTEZA retornará a quem pediu, e sem demora.
Pois como Guardiãs da Lei, essa é uma atribuição delas...cobrar...e a Justiça Divina diz:" Quem deve paga..." e a Lei Maior diz: " cada um pode semear o que quiser, mas com certeza colherá os frutos de suas semeaduras, sejam doces ou amargas".
Outra questão importante é o prometer algo a elas. Não assumam compromisso que não possam cumprir, senão elas virão cobrar, para ensinar a quem prometeu que aprenda a ter palavra, mostre-se digno e honesto de ter recebido a graça concedida.Trate-as com respeito merecido, pois muitas vezes são elas que nos socorrem e nos ajudam, em que saibamos. E não permita que falem mal dela em sua frente, pois assim como elas saem em sua defesa, faça o mesmo.
Pombagira também é Orixa, que o diga os negros africanos....e como tal deve ser tratada ,e suas falangeiras também.
OFERENDA A POMBAGIRA
Champanhe vermelha
maça vermelha
morangos,uvas rosadas, caqui
rosas vermelhas
enfeites
perfumes
pipoca
cigarrilhas
Tudo bem arrumado em um tecido vermelho, e entregue na encruzilhada com o maior carinho e respeito...e lembre-se de fazer pedidos que sejam para seu bem, e com certeza seus caminhos serão abertos da melhor forma possivel.
Laroye Pombagira, Pombagira Saravá !!!
Indico para voces o livro de Rubens Saraceni, publicado pela Madras: Orixá Pombagira....o livro é maravilhoso, o queixo de vocês vai cair....Também foi extraido : Rituais Umbandistas, Manual Doutrinario eRitualistico Umbandista, Código de Umbanda.

Um comentário:

  1. Pambu Njila é um Nkisi, nome pelo qual é conhecido o orixá Exu em candomblés de Nação Angola e outras. Intermediário entre os seres humanos e o outros Nkisis.

    É o Senhor dos caminhos e dos começos. Guardião das aldeias e que tinha seu culto geralmente nas suas entradas, tal qual o exú yorubá ou o Legbara Daomeano ( escrava do orixá aquela que ao lado de exú trabalha como mensageiros dos orixas) cada um com seus caminhos(oduns)que
    são muito próximos ou o mesmo, me referindo aos dologuns este orixá exú tem duas naturesas uma feminina outra masculina como é exatamente a natureza, responde muito aos dologuns oduns referente a sexualida alibido sexual convivencia com parceiros ou parceiras casos amorosos que geralmente oxum
    domina este partido mais eles vão mais afundo, não só sobre isso respode
    o orixá exú nos dologuns, mais tentando explicar porque as pessoas comparam as pambu njilas (lebaras) a prostitutas, mais não é bem como as pessoas imaginam só pra lembrar cada orixá traz sua natureza e o sexo faz parte da mesma se não nada procria. Já as pombagiras que é a
    que voce se refere 7 encruzilhadas não tem nada a ver com orixá tá, são entidades que quando em vida sofrerão ou fizerão sofrer pessoas então a oportunidade que deus deu a elas foi esta a de resgatar seu espirito e comprir seu carma trabalhando e aprendendo a decinir o bem do mal.

    Vou resumir um pouquinho tá:

    Exú é a Polícia de Choque da Umbanda, é quem cobra na hora e também é quem tem maior ligação com os seres encarnados. Existem três tipos de Exu, à saber:


    EXU PAGÃO
    EXU BATIZADO
    EXU COROADO
    EXU PAGÃO: é aquele que não sabe distinguir o Bem do Mal, trabalha para quem pagar mais. Não é confiável, pois se pego, é castigado pelas falanges do Bem, então volta-se contra quem o mandou.
    EXU BATIZADO: é todo aquele que já conhece o Bem e o Mal, praticando os dois conscientemente; são os capangueiros ou empregados das entidades, à cujo serviço evoluem na prática do bem, porém conservando suas forças de cobrança.

    EXU COROADO: é aquele que após grande evolução como empregado das Entidades do Bem, recebem por mérito, a permissão de se apresentarem como elementos das linhas positivas, Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras.

    Já forão quiumbas mais tiverão que evoluir hoje trabalhõ como exús (eixo) terrestre são mensageiros de outros espiritos desencarnados mestres, mestras, caboclos preto velhos e ai pordiante.

    como já falei morrerão tiverão vida na terra tiverão que voltar para cumprir sua cina carma divida...

    Já os orixás são axés ( energias) encantadas da natureza!!!

    Espero ter esclarecido.

    Clebson silva

    ResponderExcluir