domingo, 15 de março de 2009

Como se usa Oferenda- Parte I



Esse sei que é um assunto controverso, mas não quero aqui falar da ritualistica de cada casa.

Mas me dirigir aqueles que tem uma mente aberta, para compreender que DEUS está acima de qualquer separação religiosa que façamos aqui. Compreendendo as diferentes ritualisticas, como meio de sustentação energetico.

Em muitas religiões temos a pratica da oferenda, cada uma do seu jeito. Também temos aqueles que discordam, os que apóiam e os que nem sabem o que pensam sobre isso.

Mas qual é o objetivo de oferendar a Deus e Suas Deidades ?

Na Umbanda temos essa pratica, e infelizmente nem todos sabem o por que, e nem como funciona. Vou postar aqui meu pensamento e cada um é livre para formular seus conceitos.

Oferendas são atos magísticos-religiosos, e elas podem ter varias finalidades como para agradecer, pedir ajuda, desmanche de magia negativa, propiciatoria, purificadora, de firmeza e assentamentos de forças e poderes espirituais.

As oferendas podem ser simples desde uma vela até a ida em um ponto de força da natureza, onde abriremos um espaço e colocamos elementos afins com as forças e poderes ali que serão evocados.

Mas o que são forças e poderes ?

Forças são espiritos hierarquizados e Poderes são as Divindades de Deus.

Em uma oferenda , temos as forças daquele reino a nossa direita e a nossa esquerda, e os poderes estão assentados no Alto, e quando oferendados ficam de frente para nós, ouvindo e anotando mentalmente nossos pedidos, se forem justos e de nosso merecimento, serão realizados.

Usamos as oferendas de desmagiamento, quando estiver dificil de ser anulados no terreiro, pois existem trabalhos negativos que são faceis de ser cortados e desmanchados, mas existem outros,que quando mexidos, desancadeiam uma reatividade incontrolável, nesses casos, nos dirigimos a um ponto de força.

Na natureza, a força ou o poder evocado cria um campo neutralizador ao redor da magia negativa, envolvendo-a e a isolando de modo que não haja reatividade. Não são poucos o mediuns que na boa vontade de ajudar, acabam desencadeando essas reatividades, piorando a situação e tendo que ir a um ponto de força e realizarem oferendas para descarrego.

Muitos guias espirituais e guias ja tarimbados, recomendam a pessoa ir direto ao ponto de força e ali evocarem a Divindade e as forças espirituais daquele ponto, para que a livre das magias.

E isso é correto, pois a explosão de uma reatividade dentro de um terreiro, pode afetar seus campos protetores de dentro para fora, abrindo buracos, por onde entram espiritos perturbadores.

Nas oferendas de descarrego também nos direcionamos aos pontos de força, pois ali serão livrados desde espiritos desequilibrados até quebrantos. Descarrego não se refere somente o que é projetado contra nós, mas também o vibramos e pensamos em nosso intimo, que pode muitas vezes nos ligar com espiritos perturbados.

Oferenda propiciatoria tem a função de desencadear ações da Divindades e das forças , que gerarão para a pessoa que fizer, a devolução de tudo que foi tirado dela por magias negativas, ou pelo proprio desleixo com sua vida espiritual. Muitas magias são tão fortes, que algumas vezes a pessoa chega a perder até as forças espirituais e naturais que a amparavam, ficando assim a propria sorte, ou sendo inspiradas por aqueles que querem prejudica-la, é o que chamam de "prender entidades". Esssas perdas são terriveis, pois a pessoa será afetada materialmente, emocionalmente e espiritualmente

A oferenda purificadora, tem quase as mesmas funções das citadas, mas se destina a limpeza aurica e energetica. Normalmente se faz nos pontos da natureza, pois eles assim como cemiterios tem vortices especificos para absover as energias negativas geradas por nós, que classificam energias e enviam cada uma para uma dimensão elemental onde serão reincorporadas as correntes eletomagneticas. Elas devem ser feitas sempre que nos sentirmos sobrecarregados.

Oferendas de firmezas são feitas a pedido das entidades(guiass e Orixas) para que possam nos auxiliar a partir dos pontos de força, e quando queremos ter uma força atuando em nosso beneficio. O ato de fazer uma oferenda ritual a um guia espiritual, abre a possibilidade de recorrer a propria hieraquia e as forças da natureza, tanto para auxiliar o medium como para socorrer a pessoas que ele atender.

Segue...

Fonte: Rituais e Assentamentos Umbandistas- Rubens Saraceni

Nenhum comentário:

Postar um comentário