domingo, 15 de março de 2009

Oferendas Parte II



Como já mencionei as oferendas existem desde tempos imemoraveis, o uso das oferendas tornou-se tão comum que acabou-se perdendo seus fundamentos. O que resulta hoje em muitos mediuns fazerem oferendas, desconhecendo as funções daquilo que oferecem.

Na Umbanda usamos o numero 7, que se refere aos 4 elementos puros(agua,fogo,terra e ar) mais os 3 derivados(mineral,cristal e vegetal). Devemos sempre na oferenda, no ponto de força, formar um desenho geométrico, por exemplo, circulo, quadrado, triângulo etc..., pois um portal se abrirá dentro dos limites de um espaço magico, que é uma oferenda.

Quando colocamos bebidas(águas), sementes ou frutas (vegetal),velas(igneo) etc...esses elementos se ligam com seus lados(dimensões) ativados. Pois na Criação tudo tem um lado natural, um espiritual e um lado divino.

Tudo o que tu colocar em uma oferenda, adquire o poder de irradiar e absorver energias, tornando-se magico.

Na Umbanda nenhum Orixá é oferendado com sacrifício de aves e animais. E se eventualmente uma ave tiver que ser passada para descarregar uma imantação negativa ,ela deve ser solta, após passar no corpo da pessoa , que a descarregará na terra assim que for solta.
Nem para Exu se sacrifica na Umbanda, não que essas oferendas, não tenham seus fundamentos, tem , mas na Umbanda não usamos. Exu rege sobre as espécies inferiores, ou irracionais.

Alguns Exús, as vezes pedem em suas oferendas partes de aves e animais, mas esses devem ser comprados em comércios, pois já foram resfriados, e tiveram suas energias vitais decantadas, lhe restando apenas as propriedades, proteínas, lipidios etc..que são matérias.


Os elementos animais materiais, são poderosos atratores de imantações negativas, originarias de magias terríveis, feitas com sacrifício de todos os tipos de animais.

Vamos ao elementos de oferendas então:

Frutas: são fontes de energia com varias aplicações no plano eterico, cada fruta é uma condensação de energias, que quando manipulado pelos espíritos, torna-se um plasma usado por eles até como reserva energética em suas missões socorristas. Os guias também sofrem desgastes , e as frutas tem muitas utilidades para os guias e os encantados que atuam em nosso favor.

Os guias não precisam de alimento, ou luz de vela, mas esses fornecem reserva energética, pois romã, manga, uva, abacaxi, laranja, maçã e outras, fornecem energias que podem ser armazenadas em "frascos cristalinos" , que depois de armazenadas,basta seus manipuladores acrescentar uma energia mineral que o conteúdo do frasco se transforma em uma fonte irradiante e inesgotável plasma energético, os quais eles usarão para curar espíritos e pessoas que necessitarem.

As velas : são utilizadas como elementos simbólicos, e recebem das Divindades consagradas um fluxo energético, absorvendo energias negativas e irradiando positivas, transportando assim ondas vibratorias de energias ígneas, abrem portais igneos.

Flores e ervas : absorvem energias negativas transmuntando-as, muitas emitem radiações energizadoras, purificadoras, potencializadoras e muitas paralisam magias negativas. Observem um preto-velho com um galho de arruda na mão e uma vela!!!

Cristais e pedras: abrem portais minerais e cristalinos, com múltiplas funções desde as mais simples até as mais complexas.

Bebidas: são concentradores também do elemento vegetal, cana, gengibre, etc...atuam na purificação e limpeza, vibrando nos Misterios da Águas.

Temos que prestar atenção em 2 coisas:
Não colocar nas oferendas elementos que se anulam, por exemplo: cerveja e vinho na mesma oferenda, frutas doces e azedas, se forem colocar não as cortem.

Cada oferenda tem sua função, para cada situação existe um tipo de oferenda, não trate casos complexos da mesma forma que os simples. Situações graves merecem uma oferenda mais elaborada.
Um medium umbandista do norte do Brasil, tem alguns elementos regionais, e o mesmo acontece com os outros locais, o importante é saberem que todos os elementos, quando colocados na oferenda adquirem poderes magísticos e são utilizados pelos Orixas e guias em nosso beneficio.

Eles também se servem dessas energias elementais liberadas magisticamente, para se energizarem e se fortalecerem.

Os dirigentes umbandistas vêm ensinando a seus filhos e devotos, que tomem o máximo de cuidado com o meio ambiente, depositando suas oferendas em folhas vegetais, recolhendo materias como latas, vidros, sacos plásticos; verificando que suas velas estejam bem firmes
para não causarem incêndios.
É cada vez maior o número de terreiros, que criam espaços próprios para a entrega dessas oferendas, organizando uma espécie de jardim com um congá externo.

E que cada um faça suas oferenda segundo seus entendimentos , suas necessidades e orientações, e nunca se esqueçam de fazer suas firmezas antes de sair para oferendar !




Um comentário: