terça-feira, 31 de março de 2009

Exu Pantera Negra




Para mim é uma honra escrever sobre o Senhor Exu Guardião Pantera Negra, ou como o senhor que trabalho gosta de dizer, Exu da Pantera Negra. Pois em nosso centro CEU Reino de Nanã Buruquê, tive contato com ele, e o prazer de trabalharmos juntos desde minha entrada na Umbanda . É dificil encontrar outras casas que saibam da existencia desse Guardião maravilhoso, o qual presta inestimaveis trabalhos. Na nossa casa mãe, a Yalorixá Iolanda Neves, o tem como seu Exu de trabalho, fazendo a frente de sua esquerda, e guardião da terreira CEU Nossa Senhora Santana, isso ha´muito anos....

Em nosso centro Seu Pantera como chamamos , ele é o Guardião( não chefe de tronqueira) de nossa casa, com todos seus assentamentos e firmezas. E muitas vezes chamei a atenção de mediuns, quando Seu Pantera trazia sua falange, e alguns mediuns incorporava um espirito de sua falange, pois saíam dizendo que era um Pantera Negra, onde sempre expliquei que as falanges comandadas por Seu Pantera era enorme, e não necessariamente seria a dele. Pois tempo passa, foram apresentando-se varios Exus, ligado ao Seu Pantera(para nossa alegria). O Exu da Pantera Negra, com o qual tenho o prazer de trabalhar de tempos em tempos, canta alguns refrões de uma lingua antes desconhecida por mim, onde em um livro de Alexandre Cumino, encontrei os significados, e pude confirmar que ele viveu e sua ultima encarnação entre indios Iroqueses na America do Norte . Ele veste roupas diferente de nossos indios brasileiros, onde as peles de animais o vestem.

Sabemos também e de fonte segura, que o Senhor Exu da Pedra Preta( que também temos a benção de tê-lo em nosso terreiro, e só quem o conhece sabe do que falo) é irmão de Seu Pantera e sempre me lembro de um refrão de um ponto assim"...na mata deles ninguem manda, Pantera Negra, Seu Pedra Preta, Exu Cangá vem vencer demanda" , e para minha surpresa encontro o texto o qual transcrevo abaixo com informações valiosíssimas sobre esta tão aguerrida falange.


No rico universo místico da Umbanda, existem entidades pouco conhecidas e estudadas. Com o tempo, é natural que algumas delas sejam esquecidas por nós. Uma delas é Pantera Negra, celebrado por uns como caboclo e por outros como exu.
Seu Pantera era mais conhecido pelos umbandistas de antigamente, quando muitos terreiros eram de chão batido, caboclo falava em dialeto, bradava alto e cuspia no chão.


Nas sessões ele comparecia sempre sério, voz de trovão, abraçando bemapertado o consulente que atendia. Não gostava muito de falatório, queria mesmo é trabalhar.(todos ainda são assim)
O tempo foi passando e raramente o encontramos nos centros, tendas e outros agrupamentos de nossa Umbanda.


Aonde terá Seu Pantera ido?

O falecido Pai Lúcio de Ogum (Lúcio Paneque, de querida memória), versado nos mistérios da esotérica Kimbanda, que se diferencia da popular Quimbanda e está distante da vulgar Magia Negra, dizia que Pantera Negra era chefe de uma Linha de Caboclos que atuam na Esquerda.
Estes caboclos, explicava Pai Lúcio, eram espíritos oriundos de tribos brasileiras muito isoladas e desconhecidas, ou de tribos das ilhas do Caribe, Venezuela, México e mesmo dos Estados Unidos.
Índios fortíssimos, arredios e alguns até brutos, as vezes gostam de marcar seus "cavalos", ordenando que coloquem na orelha uma pequena argola e no braço uma espécie de pulseira de ferro.
Ainda costumam receber suas oferendas em encruzilhadas na mata, na vizinhança de uma grande árvore. Podem ser assentados em potes de barro com ervas especiais, terra de aldeia indígena e outros elementos secretos, que são consagradas por sacerdotes iniciadas nos mistérios destes espíritos. Pai Lúcio ainda dizia, que a maioria dos médiuns destes caboclos são homens.


Os mais conhecidos, além de Pantera Negra, são : Caboclo(Exu) Pantera Vermelha,Caboclo Jibóia, Caboclo Mata de Fogo, Caboclo Águia Valente, Caboclo Corcel Negro e Caboclo do Monte.
Alguns irmãos umbandistas conhecem estes trabalhadores astrais, com o nome de Exus Quimbandeiros.
Pantera Negra aparece como caboclo e exu, mesmo fora da Umbanda. Na região Sul do Brasil, principalmente, o encontramos dentro de um grupo muito especial, chamado de Caboclos Africanos.
Ali ele se manifesta com o nome de Pantera Negro Africano, ao lado de Arranca-Caveira Africano, Arranca-Estrela Africano e Pai Simão Africano,entre outros. A maneira de atuar destes entes é muito parecida com a dos Caboclos Quimbandeiros, sendo confundidos com frequência.
Alguns adeptos e médiuns que trabalham com estas entidades, acreditam que é o mesmo Pantera.
Porém Seu Pantera Negra vai além. Seu culto é encontrado nos Estados Unidos e no Caribe, como tive a oportunidade de conhecer, dentro do Xamanismo Nativo, Santeria Cubana (ou Regla de Ocha) e Palo Monte.
Lembro de David Lopez, um santero de Porto Rico. Quando ele fez dezesseisanos, sua tia, Dona Carita, o levou a uma festa de Orixá e ali ele desmaiou. Aconselhado por um babalawo, David resolveu fazer o santo. Antes da iniciação para seu Orixá, como de costume no Caribe, foi celebrado um ritual em honra aos ancestrais (eguns). Na celebração, incorporou em nosso amigo um espírito de índio bravíssimo... Batia muito no seu magro peito evociferava como se estivesse em uma guerra. Quando foi pedido o seu nome,disse o indígena: sou Pantera Negra!
Vi o mesmo tipo de transe aqui no Brasil, em raros médiuns de Seu Pantera,como o querido irmão Mário (Malê) de Ogum, sacerdote umbandista.
No Haiti ele é conhecido como Papa Agassou (Pai Agassou) e aparece como uma negra pantera e não mais como índio.
A tradição considera que ele veio da África, da região do antigo Dahomé,onde era celebrado como totem e protetor da Casa Real. O primeiro nobre desta linhagem, contam os mais velhos, foi um homem-fera, pois tinha pai pantera e mãe humana.


Agassou é muito temido, pois é profundamente justo e não perdoa os fracos decaráter. Poucos médiuns conseguem suportar a incorporação dele ou de outros espíritos da família das panteras. É necessária muita preparação, firmeza de pensamento e moralidade. Do contrário, e isto realmente acontece, o médium começa a sangrar muito durante a incorporação. É terrível.

Em outras ilhas do Caribe, também encontramos seguidores de Pantera Negra..Alguns o invocam como espírito indígena e outros como uma força africana,meio homem, meio felino.
No Brasil, ouvi as mesmas recomendações de pessoas que cultuam ou trabalham com Pantera Negra. Pai Lúcio me disse, que os aparelhos de Seu Pantera não costumavam beber, falar demais ou serem covardes. Eram disciplinados,verdadeiros guerreiros modernos.
Em certos rituais de Pajelança Cabocla, podemos ouvir o bater incessante domaracá e o chamado do pajé, que canta:
*YAWARA Ê!*
*YAWARA Ê!*
*HEY YAWARA,*
*YAWARA PIXUNA,*
*PIXUNA Ê, YAWARA,*
*YAWARA, YAWARA!*
Yawara Pixuna, quer dizer Pantera Negra. Alguns traduzem como Onça Negra. Ocanto acima, pode ser utilizado para afastar espíritos maléficos, que foge mao ouvir este nome mágico.
Caboclo ou Exu, Pantera ou Onça, brasileiro ou estrangeiro, ele é mais um mistério que Zambi animou. O tempo passa, mas Pantera Negra ainda persiste.


SALVE PANTERA NEGRA!


SALVE VOSSA FORÇA NA MATA !!!



*Edmundo é Teólogo especialista em religiões Afro-Caribenhas,*
*o que é fruto de uma vida dedicada ao estudo superior e livre das religiões.*
*Este conteúdo faz parte do curso que Edmundo
ministra cursos sobre o assunto.

13 comentários:

  1. Gostei muito,de conhecer sempre mais,porque,todo o dia estou,a apreender algo que,me ajuda a crecer dentro da Religião.Um grande abraço Fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Simone também conheço o pantera negra da dona yolanda, já pertenci como médium desta casa Nossa Senhora Santana, casa linda, e sei é muito dificil achar alguem que trabalha com esse Maravilhoso Exu Pantera Negra, Salve Seu Pantera Negra.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Alexsander, tenhu 19 anos, moro no Rio Grande do Sul e posso dar a certeza de um ótimo trabalho de pesquiza sobre essa entidade que é meu pai desde os meus 17 anos de idade aprontando-me com os mesmo 17 anos de idade com uma doutrina espetacular, rigida e muito correta.
    A mim e aos meus irmãos de corrente ele se apresenta como Exú Bará Pantera negra, pois ele está evoluindo na escala de espiritual assim como foram as palavras dele.

    SALVE SEU PANTERA NEGRA

    Ou como na minha casa é chamado carinhosamente de "Pai Pantera"

    ResponderExcluir
  4. eu sou médium tb e estou desenvolvendo a linha do exu pantera negra eu gostaria de saber tudo sobre ele e sua linha meu email é marcopitbul0432@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. na casa que estou tenho a honra de ter como chefe na linha de exu o senhor pantera negra, e o que ele disser meu amigo, pode escrever.

    ResponderExcluir
  6. oi meu nome é Carla sou medium des dos meus 4 anos
    e a pouco tempo descobri que meu exu é senhor pantera negra e gostaria de saber mais sobre ele e da bomba gira pantera negra sei que eles trabalham juntos.
    E gostaria de saber porque que depois q desencorpora a pantera negra me deu um cansaçomuito grande e uma dor de cabeça enorme
    obrigada...

    ResponderExcluir
  7. Conheci seu Pantera Negra há pouco num terreiro comandado por ele como Caboclo em Rio Grande/rs. Ele é mesmo chefe da linha dos caboclos quimbandeiros. Seus filhos de fé em linha branca são em sua maioria caboclos quimbandeiros e povo de ganga, como: caboclo Arranca toco, Antonio mau, João da mata,Ogum rompe mato, Bugre feiticeiro, Caboclo Roxo,Cabocla Jurema, Gavião Negro, Treme terra, Pai Mazola, etc. É uma gira mto forte q promove desamarrações e curas mto interessantes já que a especialidade desse povo é o feitiço e a demanda. Na linha de Exu esse povo vem com mta força pq os médiuns são na maioria de raiz quimbandeira. Aí temos na gira de povo de rua: Exu Rei,Caveira, Ganga, as Marias, Omulu, Tranca ruas, Marabô, Tata caveira, Exu pantera negra, 7 Catacumbas, Tiriri, povo de guerra mesmo.Todos comandados pelo maioral de quimbanda.
    Fui lá em busca de ajuda pois estava sendo demandado e no mesmo dia já estava aliviado das moléstias e cargas q haviam me lançado.Parei lá pois possuo tb raiz quimbandeira e tenho missão na religião.
    Seu Pantera é Caboclo/Exu mesmo mas atua como Caboclo na linha dita branca e como Exu na linha de Exu. Suas oferendas são diferenciadas quando atuando como caboclo e como exu.Por exemplo ele como exu bebe cachaça e como caboclo bebe cachaça como vinho tinto, só pra exemplificar. E o médium q recebe ele como caboclo geralmente n recebe ele como exu. São energias distintas mas ambas mto poderosas. Caboclo energia mais sutil e exu mais densa.O Pantera negra trabalha mto com ponto riscado e pólvora promovendo verdadeiros espetáculos com sua habilidade de manipular as energia astrais. Ele mastiga e fuma o charuto dado a ele na gira e bebe acordo com a normas da casa. Outra curiosidade do nosso Pantera é que ele soluça quando fala, dança e vibra mto nas giras com os pontos cantados.Acho q tá bom. Para saber mais só vindo a Rio Grande.

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber mais sobre essa entidade,pois sou medium , e ha alguns anos tive contato com esta entidade ,ou da linha dele, hoje ele se manifesta novamente ,mas a incorporação é muito dificil, parece mesmo que vou explodir.Conheço muito pouco da umbanda,mas gosto e respeito, gostaria de entender mais.meu e-mail:ffccorrea@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. oi sou umbandista a pouco tempo!!!Minha entidade maior eh o Exu pantera negra!!! Gostaria de mais informações sobre essa entidade maravilhosa!! Poderiam me ajudar!! Obrigada fran.m.afra@hotmail.com

    Mto axe a todos!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, descobri que trabalho com Exu pantera negra, gostaria que vcs me mandassem um e-mail falando um pouco sobre esta entidade, obrigado. taiguer_billy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca me canso de postar comentários, no sentido de chamar a atenção dos leitores para a grandiosidade, a munificência destes preciosíssimos Guardiães da Luz no contexto da Umbanda Sagrada - os valorosíssimos e ainda tão mal compreendidos senhores Exus e Bombogiras de Lei - servidores da Lei na anti-lei, vexilários da boa Ordem na desordem, enfim, representando e apresentando o braço esquerdo de Deus - da Divina Providência, claro, isto é linguagem figurada, mas valida - agindo nas trevas, levando ordem na desordem.O Senhor Pantera que conheci,através de médium de alto nível, é um Ser MARAVILHOSO. Recomendo leitura do ensaio biográfico VIDA ETERNAMENTE VIVA, apresentando história evolutiva de um outro Ser magnífico, também evoluindo grandemente como Exu de Lei.Saudações a todos. SALVE OS IMPÉRIOS DA LUZ!!!

    ResponderExcluir