domingo, 29 de março de 2009

Um pouco de EXU MIRIM

Falar sobre Exu Mirim, é muito bom, pois por ser um dos Mistérios de Deus, atuam em nós, espíritos segundo nossos procedimentos. Particularmente vi médiuns tratando os seus manifestadores, quando incorporados, como verdadeiras crianças(por que em suas mentes eles são) , e pude perceber que muitos desconhecem o a função de Exu mirim.

Para começo de conversa, saibam que existe um Trono de Deus, o qual Ele se manifesta, assim como em outros : Oxalá, Oxum , Oxossi e todos outros, Trono esse que por não ter um nome manifestado no plano material, foi chamado de Exu Mirim.
Exu Mirim, é Orixá ? Sim, é Orixá, e como tal, também possui suas linhas de trabalho na Umbanda.
E assim como sabemos que Oxalá manifesta na fé, Oxum no amor, Xangô na justiça, Exu Mirim manifesta o fator Intecionador, entre muitos outros, tais como: regredidor, esburacador, ocultador, complicador, dementador etc..


Quando da fundamentação da Umbanda no seu lado espiritual , “Exu” assumiu a manifestação dos seres que vivem e evoluem a esquerda da dimensão espiritual humana da vida. A dimensão de Exu é a 1ª a nossa esquerda, a dimensão natural onde vivem e evoluem os seres encantados da natureza chamados de “Exus Mirins” é a 7ª a esquerda da dimensão humana. Eles tem em sua aparencia física de troncudos e de baixa estatura, como pigmeus. E como são seres encantados tem sua aparência diferente da nossa. (seria por ser de estatura baixa que o tratam como crianças, ou pelo nome Mirim ???).
Há Exus Mirins negros, brancos, avermelhados, todos com cabelos encaracolados, como o povo africano. E quando começam a i
ncorporar em seus mediuns, pouco a pouco vão assumindo feições humanas e chega a um ponto, que se assemelham aos hobbits do filme "Senhor dos Aneis."
Essa dimensão onde vivem, é regido por uma Divindade que tem inúmeras e importantíssimas funções na criação, ainda que não sejam nada agradáveis de realizar, pois se destina justamente a reprimir os seres que atuem contra a paz e harmonia da vida.
Em seu fator intencionador, para ele o que vale são as intenções, as quais todas passam por seu crivo rigoroso, e o que nós cremos ser certo para ele pode não ser. Logo no Mistérios de Exu Mirim refletem todas as intenções desde mais nobres e elevadas até as mais baixas e viciadas, e como Exu e Pombagira ,ele também é refletor de nossos sentimentos mais ocultos, pois tudo é refletido na sua tela mental, todas a intenções de todas as dimensões da vida. Para Exu Mirim não existe 2 pesos e 2 medidas mas sim as intenções por trás delas, para esse Orixá não existe meio termo. Pois são as intenções, que levam os seres ao mais elevados atos ou as mais terriveis ações.


E como Orixá ele atua de dentro para fora, quando isso se torna impossível, ele atua de fora para dentro, através de suas hierarquias., que são considerados por Ogum como um dos mais rigorosos instrumentos da Lei Maior e Justiça Divina, pois todos viram o rosto para o Alto quando Exu Mirim é ativado contra uma pessoa, família, religião ou nação.
Quando Exu Mirim é ativado pela Lei Maior e Justiça Divina, ou tudo volta ao eixo ou regride a estaca zero.
Na linha dos Orixás , Exu Mirim está em uma ponta e Oxalá na outra, quanto a todos os outros Orixás, incluindo Exu, todos estão entre esse dois extremos, o Tudo (Oxalá) e o Nada (Exu Mirim), Exu Mirim como senhor da inexistência, pois o nada é seu domínio, tudo pode tirar de quem dever. Tudo o que esta vibrando no plano da intenções esta dentro do domínio do Orixá Exu Mirim, e desencadeia automaticamente a reatividade desse Mistério seja ela positiva e estimuladora das boas intenções, seja desestimuladora e paralisadora das más intenções.
Exu Mirim é neutro na sua essência divina, e seu mistério é ativado automaticamente no plano das intenções, antes que se concretizem .

Na Umbanda eles aparecem através da manifestação de seres encantados(nunca encarnaram), que quando incorporam em seus médiuns se apresentam como “Exus Mirins”.Mirim é uma palavra tupi-guarani que significa pequeno, tanto para um objeto e criança como para uma pessoa ou entidade. Todos humanos tem uma ligação com um Exu Mirim, mesmo aqueles que nunca saibam de sua existencia.
A hieraquia de Exus Mirins é vastíssima, e se espalham por todos o 7 planos da vida. E suas linhagens são identificadas por varios fatores, por exemplo:



Exu Mirim Foguinho (fogo), Exu Mirim Pocinha(agua), Exu Mirim Pedrinha(cristais), Exu Mirim Ventaniazinha(ventos), ou seja pelo elementos da natureza. Ou ainda pelo sincretismo dos Orixás, com nomes diminutivos de santos, ou pelo simbolismo da Umbanda:

Exu Mirim 7 Porteirinhas, Covinhas, Cruzeirinhos, Encruzilhadinhas, Garfinhos, Cobrinha, Veludinho, Caveirinha, Morceguinho, Risadinha etc....

Existem relatos de que esses mirins quando incorporados foram mal educados, tiveram comportamentos atípicos de um terreiro de Umbanda, isso por que, seus médiuns extrapolam seus interiores, achando que por serem Mirim, tem que se comportar como crianças, e por ser Exu, tem que ser de forma negativa. Todos os guias espirituais que baixam nos terreiros aprendem no astral, a forma comportamental dentro das linhas, e com Exu Mirim não seria diferente.

Vamos enfatizar algumas coisas:

Eles não são espíritos humanos, eles são encantados da natureza
A irreverência ou má educação comportamental não é típico deles, nem em suas dimensões
São naturalmente irriquietos e curiosos, mas nunca mal educados
Refletem o inconsciente de seus médiuns assim como Exu e Pombagira, logo são nosso refletores naturais
Gostam de beber bebidas mais agradáveis ao paladar de seus médiuns, sejam elas alcoólicas ou não
Gostam de frutas acidas e doces duros e balas ardidas
Prestam inestimáveis trabalhos de auxilio
Não aprovam ser oferendados e invocados em trabalhos de magias negativas
Eles raramente pedem seus assentamentos ou firmezas permanentes e preferem ser oferendados periodicamente da natureza
Realizam trabalhos insubstituíveis

OFERENDA
PARA EXU MIRIM

Toalha ou pano vermelho e preto
Velas bicolores vermelha e preta
Fitas vermelha e preta
Linhas das mesmas cores
Flores Cravos
Pembas verm/preta
Frutas ( manga, limão, laranja, pêra e mamão)
Bebidas (licores, cinzano, pinga com mel)
Comidas ( fígado de boi picado e frito em azeite de dendê, farofas apimentadas)






Trechos retirados do livro Orixá Exu Mirim- Ed.Madras

9 comentários:

  1. AMEI ESSE ESPAÇO.GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE EXU MIRIM EQUANDO ELE CHEGA ARRANHANDO A MATERIA COMO ELE SE CHAMA?POIS ELE APARECEU MAS NAO DEU NOME .GOSTARIA DESABER MAIS SOBRE ELES .

    ResponderExcluir
  2. Olá Diva,

    Realmente, não tenho como dizer quem seja..fica muito vago..! Mas espero que esse arranhar, não seja a ponto de machuca-la. A melhor forma para saber quem ele é, é perguntando para ele mesmo.
    Axé!

    ResponderExcluir
  3. Amei esse espaço,e gostaria de saber se os terreiros q naum cutuam esse orixá,podem ser prejudicados de alguma forma,e se temos um jeito de saber se possuimos essa entidade!

    ResponderExcluir
  4. esse espaço e tudo que eu estou precisando;sou umbandista mas nao entendo muita coisa sobre entidades .tenho um pouco de receio,gostaria de saber quem sao os ERES?EQUEM SAO OS EXUS;MULAMBO E EXU VELUDO.POR FAVOR ME RESPONDAM;OBRIGADA DESDE JA.E PARABENS POR ESSE ESPAÇO.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber onde posso oferendá-lo, seria em qualquer lugar da natureza, ou algum lugar específico? Obrigada! Axé!
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. Claudia, pode sim, melhor em campos abertos.Mas sinta sempre seu coração. Axé

    ResponderExcluir
  7. Diva,

    Temos aqui algumas postagens sobre Exus e Pombagiras. Mas aonselho a procurar a Doutrina de sua casa, para esclarecimentos.
    Tem um blog, chamado www.pombagiras.blogspot.com dá uma olhada, vai ser bem útil. Axé

    ResponderExcluir
  8. Lidiane,

    Sim, todos tem um Mirim a esquerda, independente do terreiro. Axé.

    ResponderExcluir